05/07/2011

CHINA - Beijing e Tibet




Dia 11 de Junho

Depois de várias horas de voo, chego ao PEK "nem aqui me deixam em paz os aspectos financeiros Portugueses", um grande aeroporto e uma amiga (Xiéxie Sharon) foi buscar-me e lá andava eu no meio das grandes avenidas sempre com uma neblina como companhia na quente cidade de Pequim, para além de vários edificios a 1ª atracção que vi foi o seu lindo estádio, o Ninho de Pássaro...

... ao lado a bonita piscina...uma das maiores curiosidades que tinha da China, a sua comida, estava enganado, os Chineses comem muito e bem, são vários pratos ao contrário de nós, muitos vegetais, um senão para mim é ser um pouco picante, a diversidade faz com que se coma um pouco disto e daquilo, ficamos satisfeitos mesmo com os pauzinhos, e safei-me... ;)


...fui à West Station, apanhar o comboio de Pequim para Lhasa e foram mais de 40 horas de viagem, nunca vou esquecer um dos melhores momentos da viagem, graças aos estudantes Tibetanos, aos Chineses, à familia Zhen e em especial às Dong, parecia ser o único ocidental e por momentos fui estrela, todos queriam falar comigo, tirar-me fotos, tocar-me, o máximo...


Dia 12 de Junho


...foi maravilhoso o 1º contacto no comboio com os Chineses, acordar e ouvir a linguagem que não apanhava uma, às vezes a música mágica no comboio e depois de uma noite bem dormida, ver paisagens belas...


... não me canso de dizer que adorei a viagem de comboio (44 horas), passei por locais muitos lindos mas as pessoas foram 5 estrelas, até breve..

...para além do acordar, com o fim da viagem tornou-se assim bela a paisagem...


...


... o meu nome não aparecia nos papeis dos guias que esperavam o pessoal do comboio, então uma estudante que tinha conhecido lá me ajudou e telefonamos para resolver a situação, outra guia também me ajudou...
...constatar um rumor, foi quando cheguei ao hotel e o guia disse-me para não tomar banho, milagres dos toalhetes, já eram vários dias e que poderia sentir tonturas ou até deitar sangue pelo nariz, tal não veio a acontecer...



Dia 13 de Junho


Lhasa e o seu lindo palácio, com as cores caracteristicas, branco e vermelho acastanhado, a 1ª côr refere-se a instalações do governo e a 2ª referentes ao Dalai Lama e foi sobre isso que se centrou esta visita, Potala palace...


... para além de ser um cidade "nova", surpreendeu foi as muitas pessoas que andavam pelas ruas nas suas orações, finalmente o meu banho (sem fotos claro)...


...antes do desejado banho, fui num destes top de gama, visitar o Johkang Temple...



... terminando na Barkhor Street...



Dia 14 de Junho


Um dia relaxante, para desfrutar e conhecer um pouco mais da cultura Tibetana, aqui soube que no Tibet não comem peixe porque...


...os mortos são atirados ao rio, também aqui ouvi o Migau, Migau, uma estudante tibetana chamou-me e tiramos uma foto, adorava rever alguns dos estudantes...


...relaxar nos mosteiros de Drepung e Sera, onde as pessoas levam tipo um termos com óleo, levam manteiga para manter as velas acessas e muitas notas para oferecer aos seus deuses, neste caso aos seus lamas...


... os monges passam muito tempo nas orações e admirei-me por ver pessoas a rezar deitadas no chão muitas das vezes sujo...


...


...muitas vezes via um mosteiro no topo de uma montanha e como seria complicado lá chegar, talvez seja essa a ideia de retiro, sempre com os rolos presentes...


... depois de deambular pelo mosteiro era hora de...


... ir almoçar e que restaurante nem vos digo nem vos conto, porém a...


... a comida era boa, o tradicional chá com leite de iaque e arroz frio com açucar e iogurte, hum....


...ao fim voltar a passar pelo Potala palace e descansar no hotel...


...

Sem comentários: