04/04/2011

Trilho das Casarotas




Com umas mesinhas e uma represa de água mesmo ao lado da estrada, muito próximo da aldeia de Brufe, uma calçada desgastada onde a bosta de vaca abunda e inunda o perfume ao lado do riacho, ...





...com muretes de pedra a servir como guia no abandonado caminho e onde se pode ver ...






...os cavalos a começarem mais um dia tranquilo de liberdade, mastigando os sabores mais puros que lhes dá a natureza...




...deixa-se o trilho e numa estrada em terra que aos poucos se transforma em caminho, leva-nos até às famosas antenas da...





...Louriça, ainda escondidas por esta linda montanha, apesar de estar um dia muito bonito, nem imaginam a ventania pela qual passei e até ponderei regressar para trás, com um grande esforço lá fui subindo e inclusivé até me aninhei atrás de um penedo, porque o vento me empurrava e só quando...





... passei o morro e vi a albufeira de Vilarinho das Furnas, onde em tempos era uma aldeia tipica do Gerês, hoje vê-se água, vidas que mudam e que marcam pessoas, sociedades, costumes, paisagens, etc, ao ver...




...que não há caminho "directo" para a Portela do Homem, do ponto onde me encontrava, deu-me vontade de dar uso a uma frase conhecida, passa a passo, pouco a pouco e o caminho se faz, vontade de um dia criar essa passagem, mas o caminho tornou-se mais fácil e finalmente...





...vi as antenas da Louriça, tantas vezes são vistas em diversos pontos do Gerês, sendo mais um ponto de referência, desfruto das vistas e desta vez não almoçei no objectivo da caminhada, desci e comendo bocados de gelo fui em direcção ao....






...Lindoso, a descida é muito fácil de fazer havia um estradão e daí a vontade de saír do mesmo, assim foi e quem se mete em atalhos mete-se em...






...em riachos, sim em riachos, foi onde fiz a pausa para almoço, no meio de um riacho à sombra ao som da água, adoro os almoços na serra, é cada "restaurante" que não há palavras para o descrever, não foi o pito da minha sogra nem os tomates do meu sogro, mas umas deliciosas laranjas deles com umas sandes, maravilha...





...como sempre pouco tempo para o almoço e apesar de ficar mais tempo, continuei a meter-me por atalhos, mas desta vez meti-me em trabalhos, comecei a subir com a intensão de ir a meio da primeira subida do trilho, logo vi que não ia conseguir e voltei em direcção ...





...às antenas, onde encontrei esta verdadeira preciosidade, no denominado trilho das Casarotas, onde as mesmas estão quase todas destruídas, depois de por aqui passar tive mesmo que andar pelo meio de giestas muito maiores que eu e fiquei...




...todo roto, só me restava regressar a Brufe e assim o fiz descendo com calma e já sem o vento forte, apreciando as vistas com a ideia de lá passar brevemente e passando por relaxantes animais, assim foi um dos meus trilhos às Casarotas. ;)

Sem comentários: